Dados e estatísticas vol. 7 n. 2 - transparência processo editorial
No período em que o prazo de submissões para este número estava aberto, recebemos 63 artigos originais: dos originais, 21 foram aprovados e 45 rejeitados (dos quais 36 em controle preliminar e 9 após controle por pares). 5 dos aprovados foram deslocados ao V7N3. Assim, a taxa de aprovação ficou em 33%.
Além dos editores da RBDPP (que ativamente geriram o processo editorial), participaram deste número 56 avaliadore/as de diversos estados do Brasil e do exterior dos 87 pareceres que foram solicitados, retornaram 56 (com um percentual de retorno de 64%). Assim, agradecemos profundamente às/aos pareceristas que atuaram com dedicação e empenho cientifico, de modo determinante para o efetivo aprimoramento dos artigos avaliados.
Embora RBDPP ainda não possua Qualis (que será solicitado na próxima abertura para requerimentos à Comissão da Área de Direito), podemos afirmar que todos os critérios para obtenção de um estrato de excelência foram atendidos. Por exemplo, neste número a exogenia (principal critério para Qualis) foi 100% no conselho editorial, 100% nos autores e 96% nos pareceristas (é necessário no mínimo 75% para qualificação A, além de outros requisitos). O percentual de artigos com autor/a doutor/a neste número ficou em 67%, juntamente com 81% de artigos com autor/a que possui vinculação à instituição estrangeira.