Publicação documento de políticas de inclusão e diversidade RBDPP

2021-02-04

A RBDPP incentiva a utilização de linguagem inclusiva na redação dos artigos científicos, de modo a fomentar a inclusão e a diversidade, nos termos do Plano de Desenvolvimento Editorial da revista. Acredita-se que a linguagem e a ciência são agentes de socialização que podem reproduzir ou tentar contribuir para superar desigualdades estruturais da sociedade.

Considerando a temática do artigo submetido ao processo editorial da RBDPP e as possibilidades dentro do escopo de relevância à pesquisa em concreto, recomenda- se a adoção de postura proativa para diversificação do referencial bibliográfico em termos de gênero, raça, etnia e origem (em relação a países e regiões do Brasil, se for o caso) de autoras e autores citados.

As políticas de inclusão e diversidade estão em constante aprimoramento, de modo que estaremos periodicamente revisando e repensando nossas diretrizes e recomendações. Fique à vontade para enviar críticas e sugestões para revista@ibraspp.com.br. Nesse sentido, estaremos adotando as medidas necessárias para adequar nossa própria atuação, como equipe editorial, e nossos documentos atuais e futuros.

Neste momento, estas políticas são sugestões para a redação dos artigos. Uma submissão não será rejeitada exclusivamente por motivo de não adoção, embora desconformidades possam gerar recomendações em rodadas de correções, o que poderá ser aceito ou motivadamente recusado por autoras e autores, e posteriormente analisado pela equipe editorial.

Ver recomendações específicas de redação e estruturação de pesquisas no arquivo do documento completo.